Sejam bem vindos a este espaço interactivo do Neves F.C. 1938 Duatlo.
Somos um grupo de amigos das três freguesias ligadas ao Neves Futebol Clube, Barroselas, Mujães e Vila de Punhe, reunidos para aliar a práctica desportiva do atletismo e do BTT ao convívio, onde o prazer se sobrepõe à competição.
Aqui pretendemos divulgar as nossas actividades e levar o mais longe possível o emblema do Neves Futebol Clube, uma das colectividades mais representativas da região. Contamos com o teu apoio.

14/04/10

RAID XL SELINDA BTT SERTÃ 2010 – resultados e conclusões

Após vários percalços na preparação para a prova, no sábado último iniciaram a edição deste ano nove atletas da secção Neves F.C. 1938 – Duatlo. Para sete deles foi a estreia nas provas de fundo e um grande teste às suas capacidades de resistência e sofrimento.
A deslocação para a Sertã (280 kms de viagem) foi realizada no dia anterior de forma aos atletas poderem estar na hora de partida com frescura física para correrem os 70 kms de percurso extremamente duros e difíceis. Uns com aspirações a atingir boas médias de distância/velocidade, outros apenas a desejar terminar uma distância tão longa e o incontornável João Rainho a querer lutar pelas cabeças e conseguir ser na Sertã um “truta”.

Velhas guerras e confrontos das Neves foram levados para longe talvez como estímulo para a superação, e assim, ocorreram despiques muito interessantes: Raúl Duro vs Nuno Pereira; Paulo Afonso e Ricardo Veiga vs Hugo Morgado e João Rainho e; Filipe Veiga, Micael Duarte e Luís Franco vs quilos a mais!

Poucos quilómetros percorridos e confirmou-se Raúl Duro como o “truta-mor” a dar pelas barbas ao Nuno Pereira, o qual no alinhamento final foi ultrapassado por Paulo Afonso e Ricardo Veiga que numa táctica “pro” fizeram a prova sempre juntos. Hugo Morgado que não treinava desde a queda no monte da Padela realizou finalmente uma prova com cabeça e consistente terminando-a em simultâneo com João Rainho, a grande estrela da nossa equipa na Sertã pela entrega de corpo e alma ao evento, que talvez tenha empenhado apenas 1 % de alma e o resto de corpo. Quanto a Filipe Veiga, Micael Duarte e Luís Franco vendo que apenas com poucos quilómetros percorridos estavam tão longe da meta e da vila fizeram a gestão de esforços possível para conseguir terminar independentemente do tempo final.

Mas, a meio do percurso o azar voltou a encontrar Micael Duarte. Para além de correr com imensas dores musculares nas pernas, teve uma queda grave numa descida com piso irregular que para além de o impossibilitar de continuar ainda o obrigou a ter assistência médica no hospital de Castelo Branco. Apesar de muito magoado no tronco, felizmente não fracturou nenhuma costela. Ao que se pensava ser maus-olhados afinal foi descoberto durante a noite tratar-se de maus pensamentos de um certo indivíduo já identificado. Problema que já está resolvido e tempos gloriosos se adivinham para o Micael!

Como a prova não tem objectivos competitivos nem resultados, ficam apenas os tempos conseguidos nos 70 quilómetros:

Raúl Duro – 4,05 h; Paulo Afonso e Ricardo Veiga – 4,45 h; Nuno Pereira – 4,50 h; Hugo Morgado e João Rainho – 5,10 h; Filipe Veiga e Luís Franco – 6,30 h.

Quanto à organização, o pessoal do Selinda BTT realizou um trabalho excelente que ultrapassou o necessário e o exigível. Para além de disponibilizar pequeno-almoço na partida e vários reforços bem diversificados em alimentos, na meta tinha um porco no espeto à espera da malta. Quanto à marcação do percurso as fitas estavam bem colocadas, as zonas perigosas sinalizadas e todos os pontos de intercessão com estradas com vários elementos a controlar o trânsito rodoviário. Como boa prática e para todos aprendermos, a viatura final de assistência ia durante o percurso já recolhendo as fitas e o lixo que encontrava pelos caminhos. O Micael ao ter-se colocado sem apoio numa situação anómala, ainda teve um pouco de sorte por os elementos da organização terem detectado a sua ausência e irem à sua procura. Foram diligentes e responsáveis na assistência médica e preocupados durante o final do dia quanto ao estado de saúde do atleta. As refeições primaram pelo requinte e bom gosto em dar-nos a saborear os pratos típicos da Sertã, nomeadamente o bucho e o maranho.




























Como o RAID XL não tem objectivos competitivos e o pessoal da organização privilegia o convívio e a diversão, o evento foi uma grande festa. Apesar de terem tentado convencer-nos durante toda a noite de sábado para nós participarmos no domingo, as pilhas já estavam gastas e o dia seguinte foi para descansar, almoçar e regressar. A todos os elementos da organização aqui voltamos a dar os nossos parabéns pelo trabalho realizado e a agradecer o apoio, o tempo e a dedicação que nos deram e que nós esperamos retribuir brevemente
nas Neves.

Texto de Luís Franco

3 comentários:

  1. Bem espero que o Micael não esteja a usar isto como estratégia pra se meter nas ambulâncias com as enfermeiras do inem pelo gosto que possa ter por fardas mais arrojadas lol.
    Parabéns a todos e tenho a certeza que as gentes da Sertã foram excelentes pois são sempre muito calorosos a receber os seus visitantes.
    Estão no bom caminho Duartes :)

    ResponderEliminar
  2. Fim de semana espectacular!!!!!!!!
    O pessoal da sertã foi fantástico, quer na forma como organizou o passeio e como nos recebeu...
    Quero agradecer a todos pelo excelente fim de semana que proporcionaram aos " duartes"...
    Quanto a nossa equipa esteve ao seu melhor nivel, com os trutas, os quase trutas e os aspirantes a trutas, a fazerem o melhor que podiam. Parabéns a todos pela vossa prestação..

    ResponderEliminar
  3. Só falta acrescentar, que o fim de semana seria ainda melhor se o nosso amigo Jorge Franco também estivesse presente...
    Akele abraço...

    ResponderEliminar