Sejam bem vindos a este espaço interactivo do Neves F.C. 1938 Duatlo.
Somos um grupo de amigos das três freguesias ligadas ao Neves Futebol Clube, Barroselas, Mujães e Vila de Punhe, reunidos para aliar a práctica desportiva do atletismo e do BTT ao convívio, onde o prazer se sobrepõe à competição.
Aqui pretendemos divulgar as nossas actividades e levar o mais longe possível o emblema do Neves Futebol Clube, uma das colectividades mais representativas da região. Contamos com o teu apoio.

19/06/11

Astorga - Santiago de Compostela - Passeio feito pelos nossos amigos e colegas Trilhos e Companhia - Neves FC


"De Astorga a Santiago em bicicleta

A secção de BTT do Neves Futebol Clube organizou pelo segundo ano consecutivo um percurso nos caminhos de Santiago. Se no ano passado a opção recaiu no trajecto entre Chaves e Santiago pela chamada Via de la Plata este ano a escolha incidiu nos últimos 270kms do Caminho Francês ligando as cidades de Astorga Augusta à cidade onde está sepultado o apóstolo S. Tiago.

Aproveitando o feriado do passado 10 de Junho fizemo-nos à estrada em direcção a Astorga onde começou esta verdadeira aventura de três dias.

A primeira etapa ligou a cidade Astorga  ao pequeno povoado de La Laguna de Castilla. A etapa foi de cerca de 110 quilómetros por terras das Astúrias. Inicialmente rolámos a bom ritmo nas longas e planas estradas de terra até o terreno começar a enrugar e entrar em regiões mais montanhosas. Destaca-se desse dia a passagem pela mítica Cruz de Ferro (1504m de altitude), a descida alucinante até à cidade templária de Ponferrada e finalmente a subida até La Laguna de Castilla com cerca de 6kms feitos com grande desgaste físico, dadas as rampas serem muito íngremes desde o sopé da montanha até aos 1100 metros bem lá no alto.

A segunda etapa com uma distância de cerca de 90kms entrou definitivamente em terras galegas com a subida até ao Cebreiro (1300 metros de altitude), ao Alto de San Roque (1270metros de altitude), passagem pela cidade de Sarria e fim de etapa em Palas de Rei. Esta tirada foi um constante sobe e desce entre veredas de carvalhos e castanheiros centenários que embelezam o bucólico caminho que se aproxima de Santiago.

Finalmente a terceira etapa ligou Palas de Rei à praça do Obradoiro onde se ergue a catedral dedicada ao apóstolo S. Tiago. Nos últimos quilómetros, já com a cidade à vista fizemos a paragem obrigatória no Monte do Gozo, local onde peregrinou e orou o Papa João Paulo II"


A entrada em Santiago foi, como habitualmente, ao som da gaita-de-foles galega que ecoava numa das arcadas laterais da catedral.

Tirada a foto da praxe e obtidas as compostelhanas fizemo-nos de novo à estrada rumo a Portugal já cheios de saudades desta grande aventura. "

Autoria do texto: "Trilhos e Companhia - Neves FC"

Sem comentários:

Enviar um comentário